domingo, 24 de janeiro de 2010

Torta de Laranja com recheio de Chocolate


O meu marido é um excelente cozinheiro. Contudo, as sobremesas ficam sempre a meu cargo, apesar de ele já me ter falado de algumas que fazia nos seus tempos idos de estudante universitário. Durante esta semana, encontrei esta receita em cima da mesa. Hoje ele decidiu confeccioná-la para levarmos amanhã a casa dos meus sogros.
Ele não sabe de onde a tirou, por isso peço desculpa por não indicar a fonte.
Aqui fica então a confirmação de que o Provador Oficial é também um excelente cozinheiro :)

Ingredientes:
Para a massa
6 ovos
125g de açúcar
100g de farinha
raspa da caspa de 1 laranja
manteiga para untar
açúcar para polvilhar
coco q.b.

Para o xarope
sumo de 1 laranja
3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de manteiga

Para o recheio
2dl de natas
3 colheres de sopa de chocolate em pó (ou Nesquick)
1 colher de sopa de farinha Maizena

Preparação:
Bata as gemas com o açúcar até obter um preparado leve e esbranquiçado. Bata as claras em castelo. Junte a raspa da laranja à mistura das gemas, assim como a farinha alternadamente com as claras em castelo.
Unte um tabuleiro rectangular com manteiga e polvilhe-o com açúcar. Deite nele a massa e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante cerca de 15 minutos.
Entretanto prepare o xarope, levando todos os ingredientes até ferver. Do mesmo modo, deite os ingredientes do recheio num tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.
Polvilhe um pano de cozinha com coco, retire a torta do forno e coloque-a sobre ele. Verta sobre a massa o xarope que preparou e em seguida barre-a com o recheio. Enrole-a rapidamente e deixe-a enrolada no pano até arrefecer.
Ponha-a num prato de servir e decore a gosto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Por vezes passo por este blog só para ver as fotos... o gosto não sei, mas a julgar pleo que se vê... fico com água na boca.
Continua
Um abraço
GD

Miki disse...

Muito obrigada! É sempre bom saber que alguém gosta de ver ou ler algo que fizemos.
Quanto ao gosto, espera pela 2.ª Mostra Gastronómica :)
Mesmo que não sejam regionais, algumas destas hão-de lá estar :)
Um abraço, colega ;)

Isabel disse...

Mas quem é que teve a ideia de fazer semelhante receita!!! Mas vocês estão malucos! Agora lá vou ter de arranjar um aniversário À pressão como desculpa para experimentá-la! Como sofro neste mundo hipercalóricoprovocotentador (srª profª não me leve a mal mas sabe q o meu dicionário, da Isapédia, pode ser intraduzível)!!!!