domingo, 19 de julho de 2009

Semi-frio de Morango


Na minha opinião, uma receita espectacular, tirada deste blog. Ficou muito boa mesmo, mas tenho de assumir uma asneira que fiz. Na ânsia de fazer cobertura, pus a gelatina no frigorífico, para endurecer mais depressa, e distraí-me. Resultado: quando lá fui, estava demasiado dura. Usei um garfo para a misturar, daí o aspecto irregular na cobertura. A pressa é mesmo inimiga da perfeição! Aqui fica o aviso :)

Ingredientes:
Para a base
2 tortas tipo Dancake com recheio de morango

Para o recheio
4 ovos
500ml de leite quente
40g de farinha maizena
2 pacotes de gelatina de morango

Para a cobertura
1 pacote de gelatina de morango
200ml de água quente
2 folhas de gelatina
300g de morangos

Preparação:
Para fazer o recheio, leve o leite a aquecer num tachinho. Entretanto, dissolva a farinha maizena num pouco de leite frio (mais ou menos 2 colheres de sopa). Quando o leite estiver quente, junte-lhe os 2 pacotes de gelatina, depois a maizena e as gemas dos ovos. Misture tudo muito bem e deixe em lume brando, mexendo sempre até borbulhar. Retire, então, do tacho e deite noutro recipiente, para que arrefeça mais depressa. Deve ir mexendo de vez em quando, para que não solidifique.
Enquanto isso, coloque apenas o aro de uma forma de fundo amovível (a minha tem cerca de 24 cm de diâmetro) sobre um prato de servir. Forre os lados e o fundo com fatias de torta (eu precisei apenas de 1 torta e meia e usei da marca Pingo Doce).

Bata as 4 claras em castelo bem firme e quando o creme estiver relativamente frio, junte-as, envolvendo com cuidado. Em seguida, deite este preparado por cima da base e alise.Guarde no frigorífico até o creme ficar consistente.

Para preparar a cobertura, dissolva o pacote de gelatina na água quente, mexa bem e adicione 200 ml de água fria. Misture e deixe arrefecer.
Entretanto lave e arranje os morangos ao seu gosto (eu cortei em lâminas no sentido do comprimento). Quando o creme estiver consistente, espalhe os morangos por cima, distribuindo-os como preferir.
Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria (mais ou menos 5 minutos). Depois escorra e derreta-as no microondas durante 10 segundos. Por fim, adicione-as à gelatina de morango. Quando esta começar a ganhar consistência (não pode estar muito líquida, mas também não a deixe endurecer demasiado), espalhe-a sobre os morangos.
Leve ao frigorífico para solidificar bem, de preferência de um dia para o outro. Desenforme com cuidado, passando com uma faca, pelos lados, e sirva bem fresquinho.

Sem comentários: