domingo, 19 de julho de 2009

Tarte de Chocolate e Natas

Há muito tempo que não apareço por cá, essencialmente por dois motivos: excesso de trabalho e, consequentemente, falta de tempo. Esta tem surgido mais do que o desejável, daí que, nestes últimos meses, não tenha conseguido tempo para cozinhar nada de extraordinário, tirando algumas sobremesas, sempre feitas para levar aos almoços de Domingo em casa dos sogros :)
Vou comecar por uma tarte muito saborosa, cuja receita vi aqui. Este blog é simplesmente divinal e recomendo a sua consulta, mas vamos à tarte (já com as alterações que fiz)...

Antes de mais, peço desculpa pelas fotos e para não a julgarem pela aparência, pois nesse dia estava muito calor e o frigorífico tinha sofrido um ligeiro problema.

Ingredientes:
Para a base
250g de bolacha
80g de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
leite q.b.

Para o recheio
2,5dl de leite
30g de farinha de trigo
50g de açúcar
1 e ½ colher de chá de farinha maisena
2 ovos
30g de manteiga
125g chocolate em barra para culinária
2 colheres de chá de licor Carolans

Para a cobertura
2 pacotes de Chantilly (instantâneo)
Chocolate ralado

Preparação:
Pique a bolacha na picadora, junte a manteiga derretida e o açúcar. Misture bem e, caso a massa esteja muito solta, adicione um pouquinho de leite. Volte a misturar até a massa estar homogénea. Forre uma tarteira com a mesma e guarde-a no frigorífico.
Entretanto, aqueça o leite. Numa tigela misture o açúcar com ambas as farinhas e os ovos batidos. Regue com o leite, e depois de estar tudo bem ligado, leve o preparado a lume brando, mexendo sempre até levantar fervura.
Retire do calor, junte a manteiga e o chocolate ambos partidos em bocadinhos e o licor. Bata até obter uma mistura fofa e homogénea e deixe arrefecer um pouco.
Deite o recheio na tarteira e leve novamente ao frigorífico até ficar bem consistente.
Para finalizar, faça o chantilly de acordo com as instruções da embalagem e cubra toda a tarte com ele. Termine polvilhando com o chocolate ralado.
Guarde no frigorífico e desenforme antes de servir.

Sem comentários: