domingo, 19 de julho de 2009

Tarte Gelada de Chocolate e Malteasers


Esta receita foi encontrada num dos meus "passeios" pelos blogs de culinária, mais concretamente aqui. E como boa "chocólatra" que sou, guardei-a logo na lista "a experimentar". Foi exactamente o que fiz há duas semanas, novamente como sobremesa num almoço de Domingo.
Inicialmente, a preparação pode parecer complicada, mas não é. Só não a vou fazer tantas vezes quanto desejaria, devido às calorias que acarreta :)

Ingredientes:
Para a base
300g de bolachas com pepitas de chocolate
60g de manteiga

Primeira camada
300g de chocolate preto da Nestlé
60g de manteiga
2dl de natas
4 gemas
2 folhas de gelatina

Segunda camada
4 claras
3 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado cozido
50g de malteasers brancos
50g de malteasers pretos

Pique as bolachas (usei da marca Pingo Doce) na picadora, junte a manteiga derretida e misture até ter o aspecto de areia grossa. Espalhe sobre o fundo de uma forma de mola com cerca 24 cm de diâmetro e calque com a palma da mão para unir.
Demolhe as 2 folhas de gelatina. Numa taça de vidro, parta o chocolate (pode ser de outra marca, mas é importante que tenha mais de 50% de cacau), junte a manteiga e as natas. Leve ao microondas durante 1 minuto na potência máxima. Pode ser necessário mais tempo, depende da potência do microondas. Retire e mexa bem com uma vara de arames até derreter completamente o chocolate. Vá juntando apenas as gemas (reserve as claras noutra taça) a este preparado, mexendo sempre bem com a vara de arames. Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no microondas, durante 10 segundos. Junte-as ao creme de chocolate e espalhe-o sobre a base de bolacha. Leve ao congelador.
Coloque as restantes 3 folhas de gelatina de molho em água fria. Deite o leite condensado (comprei o da Nestlé já cozido) numa taça e junte-lhe as claras já batidas em castelo. Derreta as folhas de gelatina da mesma forma e adicione-as ao creme do leite condensado com as claras, misturando com a vara de arames.
Retire a tarte (que já deve estar consistente) do congelador. Espalhe alguns malteasers sobre ela (eu pus de ambos os tipos e mais quantidade) e cubra com o preparado do leite condensado. Leve ao frigorífico para solidificar. Antes de servir decore com os restantes malteasers.

Sem comentários: