sábado, 28 de março de 2009

Bolo de Bolacha



Há umas semanas, andava a tentar escolher uma sobremesa para levar a um almoço de Domingo, em casa dos meus sogros, quando me deparei com esta receita, que adaptei. Achei que seria apreciada por todos e assim o foi.
Fiquei ainda a saber que a minha cunhada M.L.S. (que infelizmente ainda não conheço) adora bolos de bolacha. Por isso, aqui deixo a receita (já com as alterações que fiz) especialmente dedicada a ela :)

Ingredientes:
6 dl de natas
1 lata de leite condensado cozido
4 folhas de gelatina
400gr de bolacha Maria redonda
2 colheres de sopa de leite
café q.b.
canela em pó q.b.

Preparação:
Demolhe as folhas de gelatina em água fria e faça o café para que vá arrefecendo (eu fiz cerca de 2,5dl e adocei a gosto).
Bata as natas até ficarem bem firmes, junte o leite condensado (usei já cozido da Nestlé) e continue a bater, adicionando, simultaneamente, a canela em pó (a quantidade depende do gosto de cada um, eu coloquei cerca de uma colher de sobremesa).
Aqueça o leite no microondas durante cerca de 15 segundos e junte as folhas de gelatina de modo a derretê-las. Deixe arrefecer um pouco e junte ao creme, batendo mais um pouco.
Coloque apenas o aro de uma forma amovível sobre um prato de servir e deite um pouco de creme. Molhe as bolachas no café e faça uma camada sobre o creme.
Prossiga a elaboração do bolo, com camadas alternadas de creme e bolachas molhadas no café, terminando com o creme e polvilhando com bolacha ralada. Guarde no frigorífico até à hora de servir.

Nota – A quantidade de bolacha também vai depender da preferência de cada um. Eu não gosto delas muito juntas, pois considero que fica um bolo mais seco, por isso coloquei apenas umas 4 a 5 camadas.
Também usei uma maior quantidade de natas (a receita original sugeria 4dl), para que não ficasse muito doce. Quem gostar de bolos mais docinhos, pode usar apenas 4dl.

1 comentário:

Luz disse...

Obrigada:)
Não vai demorar mt para experimentar esta receita:)
Sortudo do provador oficial:D
Beijinhos para vocês