domingo, 1 de maio de 2011

Semi-frio de Manga

Tal como a sobremesa anterior, também esta foi feita para o almoço comemorativo do aniversário do meu marido. Ficou muito, muito boa! Com um sabor intenso e bastante agradável a manga. A receita original encontra-se aqui. Fiz algumas alterações, uma delas de última hora, quando me apercebi que o creme era insuficiente para a minha forma e que o semifrio iria ficar muito baixinho.

Ingredientes:
Base
200g de bolacha Maria
75g de manteiga
leite q.b.

Creme
1 lata de leite condensado
8 folhas de gelatina incolor
2 pacotes de natas (400ml)
5dl de polpa de manga

Cobertura
3,5dl de polpa de manga
4 folhas de gelatina incolor

Preparação:
Base
Triture as bolachas e misture-as com a manteiga derretida. Se a massa estiver muito solta, adicione um pouco de leite. Forre o fundo de uma forma de mola e calque com a palma da mão para unir.

Creme
Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Num recipiente bata um pacote de natas com o leite condensado e de seguida acrescente a polpa de manga. Derreta a gelatina no microondas e adicione-a ao preparado, mexendo energicamente. Bata o segundo pacote de natas até ficarem firmes e envolva-as cuidadosamente no creme anterior sem bater. Leve ao frigorífico até solidificar.

Cobertura
Demolhe as gelatinas em água fria e depois leve-as ao microondas até derreterem. Junte-as à polpa de manga e mexa muito bem. Deite esta cobertura por cima do semifrio e leve ao frio até solidificar novamente.

Notas:
– A receita original dizia apenas 3dl de polpa de manga para o creme e 2 dl para a cobertura, mas como a lata que comprei tinha quase 9dl (860g), optei por usá-la toda.
– O segundo pacote de natas foi a solução que me ocorreu para contornar o facto de o creme ser pouco para o tamanho da minha forma, que tem cerca de 24cm de diâmetro.

1 comentário:

Ricardo Silva disse...

Onde está a mouse de limão e o brownie, espetaculares que fizeste!!
Tua irmã quer fazer pro dia da mãe!! É urgente :) :)