sábado, 14 de agosto de 2010

Tarte Pastel de Nata

Esta tarte baseia-se numa receita que encontrei aqui. Contudo, vou postá-la já com as alterações que fiz, motivadas pelo facto de o marido não ser grande apreciador de massa folhada e devido à minha tarteira ser muito grande, por isso dobrei o recheio.
Na foto ela não está desenformada, porque iria ser transportada para casa dos meus sogros.

Ingredientes:
Para a massa
200g de farinha
80g de manteiga
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar

Para o recheio
12 colheres de sopa de açúcar
8 gemas
3 colheres de sopa de farinha Maizena
1 litro de leite
2 paus de canela
Casca de meio limão

Preparação:
Junte os ingredientes todos da massa e misture muito bem. Se achar que está muito seca, pode adicionar mais um pouco de manteiga. Com este preparado, forre a tarteira e reserve.
Para preparar o recheio, junte o açúcar, a farinha Maizena e as gemas, mexer muito bem. Acrescente o leite em fio e continue a mexer. Coloque a canela, a casca de limão e leve ao lume até engrossar, não parando de mexer. Assim que o creme estiver consistente, verta para a tarteira e leve ao forno a 180°C por cerca de 50 minutos. Convém fazer o teste do palito.

Nota – Infelizmente, e apesar de já ter feito esta tarte duas vezes, ainda não consegui tirar nenhuma foto do interior porque foi sempre para consumo fora de casa (leia-se: em casa dos sogros), mas garanto que vale a pena.

3 comentários:

Sou eu :-) disse...

Gostei :-)

Luz Santos disse...

Gostei muito
Beijinhos

Isabel disse...

Olha, se eles gostaram é porque fizeram bom proveito! Aqui não me chegou nada! Tens de começar a variar esses teus provadores!!! Esta receita só me faz lembrar as natas do leite de cabra que obrigavam-me a beber em criança. Além disso é doce, não sei como é que se pode gostar. E doce engorda... e lá está: faz mal, MUITO MAL, ao colesterol!