sábado, 14 de agosto de 2010

Quadrados Mármore

Antes de mais, quero pedir desculpa às (poucas) pessoas que passam por cá. Não votei este blog ao abandono propositadamente, foram as circunstâncias, maioritariamente laborais, que a isso me obrigaram. Muito trabalho, pouco tempo disponível para cozinhar algo digno de constar cá e menos tempo ainda para arranjar fotos, passar receitas… Enfim…
Contudo, já de férias na minha ilha natal, durante um café com a minha amiga “mais antiga”(há 23 anos), ela referiu a falta de actualização deste blog, queixando-se de cá vir em vão. Então resolvi vasculhar as pastas com fotos de receitas confeccionadas e postá-las em homenagem à minha única seguidora: I.B.

Esta receita foi retirada de um livro de culinária (cujo nome não me lembro) que uma colega de trabalho e também amiga me emprestou. Obrigada, M.
 
Ingredientes:
Para a base
225g de manteiga
100g de chocolate em tablete (usei de culinária)
450g de açúcar
3 ovos
100g de farinha
½ colher de chá de sal
100g de miolo de noz
1 colher de chá de essência de baunilha
Margarina para untar
Papel vegetal

Para a camada superior
225g de queijo-creme (tipo Philadelphia)
100g de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
 
Preparação:
Unte bem com margarina o fundo de um tabuleiro rectangular com cerca de 30x25 cm. De seguida forre-o com para vegetal e reserve.
Pique o miolo de noz, bata os três ovos inteiros e reserve estes dois ingredientes.
Leve a lume brando, num tacho de fundo espesso, a manteiga e o chocolate até derreter. Junte o açúcar e os ovos batidos e bata bem. Adicione a farinha, o sal, as nozes picadas e a essência de baunilha, misture bem e espalhe no tabuleiro.
De seguida bata o ovo e adicione-lhe o queijo-creme, o açúcar e a essência de baunilha. Bata muito bem e deite sobre a massa de chocolate. Revolva com uma faca para misturar as massas, mas sem homogeneizar (eu esqueci-me deste passo).
Leve ao forno a 180ºC, durante cerca de 40/45 minutos. Deixe arrefecer na forma. Quando estiver frio, desenforme e corte em rectângulos ou quadrados.

Nota – Adorei estes bolinhos, muito bons mesmo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Está com óptimo aspecto! Qualquer dia vou experimentar! Aliás todas as receitas do teu blog merecem um elogio. Bjs da prima Licínia

Isabel disse...

Bem que gostava de saber quem é essa seguidora! Deve ser uma das tais 85-60-85! Pra comer destas coisas só pode! Mas se ela pode tb hei-de experimentar, ela não há-de ser melhor que "mim". Se são assim tão booooons........duvido que façam mal ao colesterol! Então, já mudaste de provadores ou continuam a ser os mesmos? Vê lá se começas a distribuir o mal pelas aldeias!